Medicina Tradicional Chinesa no Esporte de Alto Rendimento

Conheça os benefícios da Dietoterapia Chinesa
dezembro 28, 2019
Cuidando dos animais em tempo de Coronavírus
março 25, 2020

Medicina Tradicional Chinesa no Esporte de Alto Rendimento

Quando apenas milésimos de segundos separam campeões de não campeões, abrir mão de terapias que sejam capazes de melhorar o rendimento e diminuir o tempo de recuperação de atletas podem fazer toda diferença. A ventosaterapia pode ser uma dessas técnicas.

Sem ser considerada doping, essa técnica de Medicina Tradicional Chinesa pode ser aplicada antes e depois do exercício tendo como princípio básico o aumento do fluxo de sangue para uma região muscular de interesse. Quando aplicada antes, a finalidade é disponibilizar maior aporte de oxigênio para contração muscular podendo gerar mais força e resistência.

Quando aplicada depois, ajuda a eliminar com maior rapidez os metabólicos produzidos e acumulados nos músculos após grande esforço, já que proporciona maior permeabilidade dos vasos sanguíneos. Além disso, aumenta a concentração de células reparadoras de microlesões ocorridas nas fibras musculares. Assim como Michael Phelps, os atletas equinos também podem se beneficiar dos efeitos da ventosaterapia.

Texto da Dra. Camila Bello – Equipe Caanes