O uso da acupuntura em animais idosos

Cuidando dos animais em tempo de Coronavírus
março 25, 2020

O uso da acupuntura em animais idosos

Infelizmente, sabemos que nossos bichinhos não vivem para sempre, a idade chega para todos, porém há vários cuidados que se tomarmos, podemos ajudar a tornar essa fase delicada mais confortável e saudável.

A qualidade de vida é um elemento importante, são vários problemas que podem ocorrer nessa fase, por isso é necessário um acompanhamento veterinário para cuidados especiais e intensivos para o seu pet.

Problemas surgem na melhor idade animal, mais comumente os problemas na coluna vertebral, ombros, joelhos e outras articulações. Há diversos tratamentos e remédios, porém a acupuntura e tratamentos alternativos, como homeopatia, são boas indicações para aliviar a dor do seu animal e buscar equilibrar a sua saúde, oferecendo uma velhice tranquila.

A acupuntura chinesa acredita que cada animal ou ser vivo nasce com uma determinada energia e que, ao longo da vida, vai perdendo essa energia vital e desequilibrando seu corpo, o que afeta a sua saúde.

Os pontos de acupuntura mexem com essas energias, restabelecendo o individuo como um todo. A acupuntura pode ser aplicada para diversas doenças, como: problemas ortopédicos, problemas renais, dores no geral, problemas de fígado, de coração, de pele e até distúrbios comportamentais.

A acupuntura é sempre uma boa alternativa para cuidar da saúde dos animais idosos. Alivia as dores articulares, melhora o sistema imunológico, modula a função de órgãos internos, melhora o estado de consciência e principalmente, sem efeitos colaterais e sem sobrecarregar órgãos já debilitados pelo desgaste natural da idade. 

O paciente idoso muitas vezes faz uso contínuo de certas medicações ou precisa recorrer a elas com frequência. Reduzir as doses já é uma grande vantagem a saúde. Seja como tratamento primário ou complementar a medicina veterinária tradicional chinesa é indicada.