Outubro Rosa é uma campanha nacional para lembrar a importância da prevenção do câncer de mama e de colo de útero em mulheres. Na Medicina Veterinária, temos a versão Outubro Rosa Pet, já que animais fêmeas também podem ser acometidas por câncer de mama. O Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) alerta que a melhor forma de prevenção desta doença em pets é a castração.
O câncer é causado pela multiplicação desordenada de células anormais da mama, formando um tumor. O consenso entre os especialistas é que a melhor maneira para prevenir esse e outros tipos de problemas, é a castração, que deve ser feita antes do primeiro cio, por volta dos cinco, seis meses de idade, pois reduz as chances de se desenvolver um tumor de mama para quase zero. Esse tumor pode ser hormônio-dependente, então, ao castrar o animal, as chances de desenvolvimento do tumor de mama diminuem muito.
Médicos-veterinários aconselham que o dono, de tempos em tempos, posicione o animal de barriga para cima e apalpe as mamas para verificar a presença de nódulos ou qualquer alteração no volume na região, além de estar atento ao aparecimento de lesões. Em caso de identificação de anormalidades, é imprescindível um exame mais aprofundado por um médico-veterinário.